sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia histórico para Arões São Romão

Opinião: 
em primeira mão aqui. 12 de Junho, 2009 às 14:00
Novo estatuto de Arões (São Romão) elevação a VILA !


A localidade de Arões (São Romão) no concelho de Fafe, distrito de Braga foi hoje elevada à categoria de Vila no Parlamento.
Apesar de já em 2005, os deputados Eugénio Marinho e Luís Marques Mendes terem passado para o papel o projecto de lei para elevação de Arões São Romão à categoria de vila só hoje ao décimo segundo dia do mês de Junho do ano de 2009 o projecto foi finalmente aprovado em plenário na Assembleia da Republica juntamente com outras 21 novas vilas portuguesas.
Embora existam vozes que se oponham à elevação de Arões São Romão a vila devido à ausência de uma população urbanizada e de outros factores, a vila é agora uma realidade. É sabido que já desde á vários anos que vários foram aqueles que lutaram para que o dia de hoje finalmente chegasse. De acordo com a legislação, salvo "importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica", para ser elevada a vila uma localidade tem de ter mais de 3 mil eleitores em aglomerado populacional contínuo e pelo menos metade dos seguintes estabelecimentos: posto médico, farmácia, casa do povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades, agência bancária, transportes públicos colectivos, estação de correios, estabelecimentos comerciais ou de hotelaria e uma escola pública, requisitos que já há muito a freguesia de Arões São Romão cumpre.
Hoje é portanto um dia de festa para Arões São Romão, que já há longos anos se sobressaia entre as freguesias do concelho em termos de desenvolvimento e população (3258 habitantes), tornando-se assim na primeira vila do concelho de Fafe.

5 comentários:

  1. Parabéns à VILA de Arões e a todos os seus habitantes, principalmente a todos aqueles que acreditaram nesse projecto, como tu Luís..:P

    ResponderEliminar
  2. isso e tudo uma camada de palhaços

    ResponderEliminar
  3. ai em aroes era fazer um murro de betao em toda a volta abrir a barragens e davo de comer com um pá como se dá ao peixe

    ResponderEliminar
  4. e ja agora soltar ai um tubaraoes tanbem

    ResponderEliminar
  5. Anónimo aprende a escrever

    ResponderEliminar