segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Primeira Mostra de Artesanato, um desafio cumprido!

Opinião: 


















No passado fim-de-semana decorreu a “1º Mostra de Artesanato” da Vila de Arões São Romão na escola primária dos Ferreiros. Contou com a participação de colectividades e nomes individuais que aceitaram participar nesta iniciativa realizada num espaço que se tornou acolhedor e adequado às dezenas de visitantes deste primeiro certame que certamente foi um desafio àqueles que nele trabalharam.
Nos vários espaços criados para a exposição os visitantes puderam adquirir alguns dos produtos expostos. A noite de sábado foi abrilhantada com a actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões que se exibiu perante os presentes com as suas danças e cantares tradicionais de Arões. No domingo houve tempo para a actuação do Grupo de Concertinas de Arões. Alguns dos presentes sugeriram a realização deste evento noutro local como o Parque de Estacionamento Paroquial pois desse modo o evento teria ainda maior visibilidade. A organização e todos os que participaram nesta iniciativa estão de parabéns pois todo este trabalho voluntário só foi possível com muita dedicação e afecto por Arões.

Àqueles expositores que não marcaram presença neste evento
pede-se que colaborem neste tipo de iniciativas que só dignificam Arões São Romão.
No sentido de melhorar e evoluir é com expectativa que se aguarda até ao próximo ano a realização de uma nova mostra aronense ou de mais iniciativas para a Vila de Arões São Romão.


O Grupo de Concertinas de Arões – Aproveitou o certame para divulgar o seu CD que pôde ser adquirido nesta feira. Apesar de ainda jovem esta colectividade que tem vindo a demonstrar muita qualidade sendo mais uma instituição que cada vez mais leva o nome de Arões além.

Lavores D’Alice – Lugar onde se pôde adquirir produtos têxteis alguns elaborados à mão com as técnicas especificas de elaboração.


Fumeiro de Arões – Neste local o visitante poderia adquirir os típicos fumeiros do Minho existindo mesmo um prato para provas. Até o tremoço e a azeitona não faltaram no local.

Vinhos Lima - Zona onde o visitante pode degustar o vinho da região.

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões – Esta colectividade aproveitou o acontecimento para mostrar aos visitantes os seus trajes servindo-se de elementos do grupo vestidos a rigor nesta mostra. Neste local o visitante pode comprar produtos da terra como nozes, maças, feijão, peras, etc. …

Teatro de Arões – Utilizou a Feira de Artesanato para conseguir angariar mais elementos para a nova temporada, aceitando inscrições. Expôs algumas fotos da sua última peça “ A Casa de Bernarda Alba”, tentando nesta mostra vender o filme da respectiva peça de teatro representada.

Doceiro de Arões/Pão & Mel – Espaço onde se poderiam adquirir Doces confeccionados em Arões. Broa e mel foram produtos que nesta área também foram vendidos.


Junta de Freguesia de Arões – Instituição que colaborou na organização das infra-estruturas necessárias para a realização do evento. No seu espaço era possível apreciar algumas publicidades de material que a Junta aronense dispõem.

Arões Sport Clube – Aproveitou a ocasião para divulgar a sua campanha que pretende atingir os 500 sócios, podendo-se mesmo neste local os interessados inscreverem-se como sócios do clube . Neste espaço poder-se-ia adquirir merchandising do clube nomeadamente, camisolas, calções, meias e chapéus…

Autores Vários – Espaço onde era possível comprar obras de vários autores com raízes a Arões ou pelo conteúdo da obra que fazia referencia a Arões

Pintora Fina Rosa – A artista aronense aderiu a esta iniciativa expondo nesta mostra algumas das suas obras de arte do seu
espólio.

Ratoeiras Fafe / Mª de Lurdes Nogueira Freitas – Com certeza um dos maiores espaços desta mostra e assim se entende pois o visitante pôde encontrar um pouco de tudo neste espaço, desde instrumentos musicais como tambores, rapas, piões, ratoeiras, chapéus de palha e com vários feitios, vários brinquedos de outras épocas e outros produtos realizados à base de palha…

1 comentário:

  1. Parabéns à organização! Parabéns à Junta de Freguesia que, uma vez mais, apoiou incondicionalmente este certame. Parabéns à Vila e a todos que trabalharam neste belo Projecto, que, só se realizou com o esforço voluntário de gente boa!
    Obrigada Vila de Arões e Junta de Freguesia, afinal em Arões há trabalho!

    Carlos Machado
    machadocarlos112@gmail.com

    ResponderEliminar