segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As Festas do Santissímo Sacramento - 2010 - Arões São Romão

Opinião: 
-O cantor popular aronense Marcelo e as suas bailarinas encerram as festividades deste ano.

-A grande novidade deste ano foi a exibição de partes da vida de Jesus no salão da igreja e na procissão.

Decorreu neste fim de semana, dias 14 e 15 de Agosto, as Festas do Santíssimo Sacramento, que levou uma boa massa populacional à Vila de Arões São Romão.

A festa contou com um calendário não muito distante do das edições anteriores, mas a novidade do calendário foi a exibição da vida de Jesus, dividida em cinco quadros, que se mostrou no salão da igreja e prosseguiu, pouco depois, na procissão. Com o salão da igreja repleto de pessoas e com um calor intenso, durante todo o dia de Domingo, decorreu pelas 11:00h a Missa Solene. Da parte da tarde, como já foi referenciado, pelas 16:00h, foi exibida a vida de Jesus, em 5 quadros, com uma adesão de muitas pessoas na participação desta parte das festas, entre elas, muitas crianças e jovens adolescentes.

Uma hora após, pelas 17:00h, procedeu-se à adoração da cruz, também no salão da igreja, que decorreu até bem perto das 18:00h. Finalizada a dita adoração, a procissão saiu à rua, destacando-se nesta a participação dos 5 quadros bíblicos que actuaram no salão da igreja, bem como da Banda Filarmónica Alvarense. A procissão saiu da igreja e deslocou-se até bem perto da Junta de Freguesia, voltando novamente para a igreja. Muita gente assistiu a esta bonita procissão, que durou quase uma hora e que animou a Vila de Arões. No final, em frente à Igreja Românica de Arões, a Banda Filarmónica Alvarense actuou ainda por uns minutos.
No encerrar das festividades, o cantor popular aronense Fábio Marcelo, com as suas bailarinas, deram o toque final à festa do Santíssimo Sacramento. Para fechar, o habitual fogo da artifício, que ainda criou algumas dificuldades: um mato junto à ponte que vai em direcção ao cemitério ardeu, obrigando à presença dos bombeiros neste pequeno percalço.

No entanto, no comptuo geral, as Festas do Santíssimo Sacramento de 2010 em Arões São Romão foram bem sucedidas, contando ainda com um bar no Parque de Estacionamento da igreja, e as habituais barracas de doçaria tradicional junto à Igreja Românica.

Uma nota saudosa ainda para a importância e trabalho dos Escuteiros de Arões nas festividades, uma vez que estes com os seus jogos de sorte e perícia no Sábado e no Domingo ocuparam todos aqueles que se designaram a comparecer no Largo da Paróquia de Arões obtendo deste modo receitas para as suas actividades e completando assim a lacuna do entretenimento nas festas da Vila de Arões São Romão.

Sem comentários:

Enviar um comentário