quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festa de Natal - Escola EB 2,3 de Arões

Opinião: 
Texto: Ricardo Castro / http://www.eb23-aroes.rcts.pt/
.
"Movimento Anti-Bullying" em destaque
.
Realizar-se-á amanhã, 17 de Dezembro, na Escola EB 2,3 de Arões, a Festa de Natal. Esta actividade consta do Plano Anual de Actividades, sendo que, como habitualmente, as actividades lectivas darão lugar às actividades natalícias, fechando assim o primeiro período do ano escolar que decorre.
.
Em destaque está o Movimento Anti-Bullying que é parte integrante do programa do evento, pela manhã, juntamente com actividades de palco (com teatros e canções) e também de cariz desportivo, nomeadamente o já habitual corta-mato escolar. Pela tarde, terá lugar no anfiteatro uma palestra para os alunos do 9ºano, e sessão da sétima arte. As actividades são de carácter obrigatório para todos os estudantes.
.
Não à violência
.
Os professores Leonel e Rosalina indicam mais especificamente o desenrolar do dia de amanhã, com especial relevância para a, digamos, excelente iniciativa Anti-Bullying. Como sabemos, a violência escolar é um fenómeno cada vez mais recorrente, devido a múltiplos factores, desde a educação, ou factores pessoais, familiares, ausência de regras, e que infelizmente é utilizado por alguns alunos como factor de intimidação perante outros colegas.
.
Segue-se então o “convite” dos dois professores, com o programa pormenorizado das actividades:
.
“Convidamos todos os Professores a juntarem-se ao nosso Movimento Anti-Bullying. Dia 17, entre as 9h e as 10h!
.
Organizamos uma série de actividades muito criativas, dinâmicas e vamos apresentá-las nesse dia, o Dia Anti-Bullying.
.
À entrada do portão, haverá uma surpresa no lado esquerdo do jardim: um sinal STOP oferecido pela Polícia Municipal, trabalhado, decorado pelos pais dos alunos, com uma mensagem bombástica "BULLYING ACABA AQUI" e o contacto: bullying.stopitnow@hotmail.com Este email é disponibilizado à comunidade para nos contactar, desabafar, pedir ajuda, denunciar...
.
No espaço do recreio, haverá equipas a distribuir AUTOCOLANTES com os símbolos que venceram o concurso "Melhor símbolo para o movimento anti-bullying" e PINS com a mascote do movimento.
.
Haverá equipas a representar trechos teatrais, em mimo, semi-improvisados, no meio da multidão, com momentos de chamada de atenção, reflexão e transmissão de mensagens.
.
Haverá duas mascotes humanas, feitas com bonecos de espuma, grandes, O AZULINHO E O AMARELINHO, distribuindo mensagens e abraços.
.
A equipa do movimento anti-bullying, colaboradores e amigos vestirão uma t-shirt apelativa com uma mensagem vencedora do concurso melhor slogan: BULLYING, STOP IT NOW!
.
A equipa de Padrinhos, Direcção, Psicólogas colaboradoras e Professores irão emprestar a sua t-shirt a outros convidados para que estes possam "VESTIR A CAMISOLA" desta causa, tirar uma fotografia e assim juntarem-se ao movimento, através da nossa página web e no facebook.
.
Como este movimento tem tido imenso sucesso e elevado impacto junto da população estudantil, resolvemos estabelecer uma outra meta. Esta, de carácter material, pretende "perpetuar" a mensagem na escola para os anos seguintes. Queremos que o trabalho de prevenção e combate à violência escolar seja associado à prática de desporto e ao bom convívio. Trata-se da aquisição de um equipamento de ténis de mesa, com características especiais (não risca, não parte, não faz ruído...) com o lema: SE QUERES BATER, BATE NA BOLA. Nesse sentido, estamos a dar passos para essa aquisição. Se juntarmos patrocínios suficientes, esse equipamento será ofertado à escola no dia da Festa da Primavera. Já vamos em 222 passos!
.
RESUMO:
.
- Às 9h começam as nossas actividades, em simultâneo com o corta-mato escolar.
- Às 10h continua a Festa de Natal com actividades de palco no polivalente (canções, teatros, etc)
- Às 15h, palestra super-interessante, para alunos do 9º ano sobre violência no namoro, no anfiteatro (não é do nosso movimento, mas tem tudo a ver).”
.
Portanto, animação e convívio não faltarão neste dia festivo que encerra as actividades lectivas do ano 2010 na Escola EB 2,3 de Arões. É de louvar que, numa festividade natalícia escolar, que sejam levadas a cabo estas diversas iniciativas educativas, que sensibilizarão sem dúvida toda uma comunidade escolar.
.

1 comentário:

  1. Dou-vos meus parabéns por divulgarem iniciativas altruísticas para toda a comunidade!
    Bem hajam!
    Rosalina

    ResponderEliminar