quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mensagem da Presidente da Junta de Freguesia de Arões São Romão

Opinião: 
Fonte: JF Arões São Romão
.
Entre limitações e dificuldades, Cláudia Castro faz um balanço positivo de 2010

"Caros aronenses,
.
O ano de 2010 está praticamente no fim, um ano em que procurámos cumprir com as promessas feita à Freguesia e com os compromissos assumidos e herdados do mandato anterior. Foi um ano trabalhoso e exigente, durante o qual foi posta à prova a agilidade do nosso Executivo e a capacidade de resposta aos problemas velhos e novo com que a nossa autarquia se depara.
.
Posso com grande satisfação afirmar que num ano de crise (dentro e fora de portas), esta Junta de Freguesia assegurou a consolidação das suas finanças, com uma execução orçamental notável. Terminamos o nosso primeiro ano completo de mandato sem dívidas a fornecedores e pagando as nossas contas num prazo inferior a 30 dias.
.
Ao longo do ano, vimos melhoradas as estradas da Lage para os Barreiros, o Loteamento do Telhado (no acesso ao Centro de Saúde), a Travessa do Lugar (numa parceria público-privada inédita e muito proficiente), estando em curso a pavimentação da Travessa de Carvalho de Lobo (também nestes moldes). Estão igualmente previstas para breve intervenções na Rua do Picadouro e Rua dos Oleiros, dois lugares onde há muito se exigem melhorias na rede viária.
.
Em 2010 vimos crescer o Cemitério da Freguesia (onde foram construídas 21 novas sepulturas, construídos passeios, melhorados os acessos, colocados gradeamentos e uma rede de recolha de águas pluviais). Regulamentámos também o seu funcionamento, pintámo-lo (com a preciosa ajuda de dezenas de voluntários) e vamos cuidar da sua manutenção de forma mais atenta e assídua.
.
A Junta garantiu a manutenção e limpeza das vias, não só pela contratação de um funcionário no quadro de pessoal com esta incumbência, como adquirindo equipamentos indispensáveis (um tractor e maquinaria diversa, ao dispor da autarquia, e da Freguesia).
.
Pela primeira vez, a recolha de lixo em Arões São Romão passou a fazer-se em intervalos de tempo mais reduzidos (três vezes por semana) e contemplando um maior número de arruamentos e locais, visto o inegável crescimento demográfico que registamos de ano para ano.
.
Mas 2010 foi também o ano em que ficaram resolvidas questões fundamentais para o crescimento da Freguesia: garantimos o pagamento do terreno para a construção do Pavilhão Gimnodesportivo e conseguimos o pagamento faseado do terreno do Campo de Santo Antão, na Portela (sendo ambos compromissos herdados do mandato anterior).
.
2010 foi o ano em que a Freguesia ficou mais bonita: os abrigos dos autocarros mereceram a atenção dos jovens contemplados pelo programa de OTL do Instituto Português da Juventude. Acreditamos que não chega construir novos abrigos (e construímos três). É preciso também embelezá-los e mostrar a criatividade dos nossos jovens!
.
Em 2010, apetrechámos o auditório da Sede da Junta de Freguesia, adquirindo equipamento luminotécnico e sonoro que permitirá o melhor acompanhamento de espectáculos, eventos e actividades em prol da população aronense. Há muito que se reclamava um suporte sonoro no auditório. Ei-lo agora, em grande estilo, e a custo moderado!
.
Continuámos neste ano a apoiar as associações da Freguesia: apoiámos o Arões Sport Clube financeira e logisticamente, apoiámos o Grupo de Teatro, o Grupo Desportivo de Oleiros, a Associação de Reformados, o Grupo Folclórico da Casa do Povo. Pela primeira vez, atribui esta autarquia prémios de mérito associativo (ao Arões Sport Clube e ao Grupo Folclórico da Casa do Povo), seguros de que a união e a combinação de esforços faz de Arões uma terra mais forte, maior e mais bonita!
.
Em 2010, não deixámos de apoiar a juventude: foram atribuídos, como é já uma tradição, os prémios de mérito escolar (a onze jovens aronenses), distinguindo o seu percurso educativo e a persistência nos estudos. Mas apoiámo-la, também, através de protocolos com o IPJ (donde os programas Voluntariado das Florestas e OTL), com a Câmara Municipal de Fafe (programa Ser Solidário) e com o POPH (Programa de Estágios Profissionais da Administração Local). Apoiámo-la, cedendo o espaço da Biblioteca, empenhando-nos na manutenção do transporte escolar, na manutenção do programa de Prolongamento Escolar e na dinamização de iniciativas em que as crianças estivessem, e estiveram, em primeiro lugar!
.
E foi essa a razão que presidiu à reformulação do conceito da Festa de Natal! Pela primeira vez, foi esta inteiramente pensada nelas. Foram as crianças que desenharam os nossos postais de Natal (do conhecimento de todos os aronenses) e foi para elas que foi programada a Festa do passado dia 19.
.
Vem aí 2011, um ano novo, em que os desafios se hão-de multiplicar e com eles as dificuldades e exigências. Mas não estamos pessimistas. Sabemos que apenas a persistência pode levar-nos ao integral cumprimento das nossas promessas. Queremos que velhas questões possam dar-nos novas soluções, por exemplo no tocante ao saneamento básico e às obras de requalificação de lugares da Freguesia.
.
Prometemos e vamos procurar por todos os meios cumprir! Que as dificuldades existem, todos o reconheceremos! Que as queremos vencer, ninguém pode duvidar! E queremos vencê-las, apelando sempre à solidariedade e paciência de todos, pois é e foi ela que muitas vezes ocupou o vazio da inépcia e da frustração.
.
Arões São Romão é uma terra forte, uma vila! É com orgulho que lembramos esse estatuto. É com sentido de responsabilidade que assumimos o dever de fazer, de fazer bem, de fazer mais. Queremos continuar a apoiar as instituições, a cultura, o desporto, as obras, os serviços, a população!
.
Desejo a todos continuação de Festas Felizes e de um ano de 2011 corajoso, cheio de energia e palco de muitos e bons acontecimentos!"
.
Cláudia Castro
.

Sem comentários:

Enviar um comentário