quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projecto "Green Cork" na escola EB 2,3 de Arões

Opinião: 
Recolha de rolhas de cortiça pela comunidade escolar
.
O programa Green Cork na Escola II é um projecto ao qual o Agrupamento de Escolas de Arões aderiu no presente ano, propondo, desta feita, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu condómino da Terra.
.
Será realizada a recolha de rolhas de cortiça, pela comunidade escolar, que devem ser colocadas nos “Rolhinhas”. Paralelamente, serão realizadas outras actividades como a identificação de espécies que se encontram dentro do recinto escolar e a arborização do mesmo, com plantas autóctones, permitindo assim a aquisição de conhecimentos sobre a biodiversidade do meio.
 .
O que é o Green Cork ?
 .
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. O seu objectivo é transformar as rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o sobreiro.
.
O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite a obtenção de um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores, e tudo isto sem aumentar as emissões de CO2.
.
As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário