sábado, 23 de julho de 2011

Jovens tomaram conhecimento sobre trabalhar e viver na Europa num serão promovido pelo projecto "Arões na Europa"

Opinião: 
A partir da esq. Gabriela Salgado, Isabel Brites, Nuno Sousa e Marisa Sousa
- Foram entregues os prémios relativos ao concurso do logótipo "Arões na Europa". Nota para o facto de todos os premiados serem jovens da terra.

-Parceria com o Grupo de Teatro de Arões será para breve sendo a temática levada a cena relacionada com e Emigração.

Realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Arões São Romão na passada noite de Sexta-Feira um Workshop dirigido a todos os jovens que abordou o tema de Trabalhar e viver na Europa (União Europeia) e as  possibilidades que existem nesse sentido.

Os oradores Gabriela Salgado, colaborada da agência nacional da juventude, Isabel Brites, Licenciada em Direito, que participou no projecto Enjoy tendo realizado um estágio profissional internacional em Bruxelas e Nuno Sousa, Licenciado em Português, Latim e Grego estando actualmente em actividade no Instituto de Camões na área consular de Bordéus. Moderados por Marisa Sousa uma das promotoras do evento realizado.
.
Esta sessão aberta a todos, começou com as palavras da fafense Gabriela Salgado que iniciou o serão abordando os diferentes projectos e programas da Agência direccionados para jovens prestando desse modo esclarecimentos a todos os que se mostraram interessados sobre as oportunidades que estes mesmos programas podem oferecer aos que se querem aventurar pela Europa.
.
Após as palavras da colaboradora da ANJ segui-se a também fafense, Isabel Brites formada em Direito que falou a todos da sua experiência na Bélgica mais concretamente em Bruxelas onde estagiou durante 3 meses. Foram abordados temas como o projecto a que concorreu como concorreu, a sua experiência profissional, a cultura nomeadamente hábitos, culinária, costumes, língua a que teve de adaptar-se. Foi exposto também os pontos menos positivos na sua opinião em relação à sua experiência no exterior e as dificuldades nomeadamente em arranjar casa e ainda em estar distanciada da família.
.
Por último e não menos interessante foi a intervenção do Professor Nuno Sousa que falou em concreto da sua experiência já de 5 anos até à actualidade em França nomeadamente numa localidade próxima a Bordéus como professor. Mencionou ainda já da sua experiência de 5 anos em Cabo Verde antes de embarcar para a  aventura em França. Explicou que para o lugar que conseguiu em França concorreu a um anuncio no Jornal ao qual lhe responderam afirmativamente tendo sentido dificuldade na língua uma vez que as coisas para ele aconteceram tão rápido e a sua experiência com a língua Francesa tinha sido apenas à uma dúzia de anos na escola acrescentando que a mesma não foi suficiente para este novo desafio tendo recorrido inicialmente ao dicionário para traduzir as palavras de Português para Francês.
.
Durante todo o período foi ainda possível ao publico interagir com os oradores colocando questões pertinentes relacionadas com os temas abordados.
.
No final foi entregue aos aronenses  Martinho, Pedro Soares e Edgar Costa respectivamente os prémios do logótipo do projecto "Arões na Europa".

Sem comentários:

Enviar um comentário