domingo, 10 de julho de 2011

Promotores do projecto "Arões na Europa" realizaram actividades no CFJA

Opinião: 
No passado sábado dia 9 de Julho durante a manhã a ADISFAF (Associação para o Desenvolvimento e Inclusão Social de Fafe) promoveu no Centro para a Formação e Juventude de Arões uma iniciativa vocacionada para todos os jovens que visou a interacção dos mesmos com a União Europeia cativando-os com actividades lúdicas.
.
Inicialmente pensado em ser realizado no Largo da Paróquia de Arões S. Romão o evento promovido pela ADISFAF realizou-se no Centro de Formação de Arões devido às condições meteorológicas sentidas naquele período do dia.
.
O projecto financiado pela Agência Nacional da Juventude "Arões na Europa" ligado à ADISFAF teve no passado Sábado várias iniciativas dirigidas aos jovens com o intuito de dar a conhecer um pouco mais daquilo que é a União Europeia. Com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros 907 - Arões S. Romão e do Grupo de Jovens de Arões a ADISFAF levou a cabo mais uma iniciativa dinamizadora que permitiu dar a conhecer a todos os que nela participaram um pouco mais daquilo que esta associação sem fins lucrativos pretende fazer com os jovens não só de Arões mas também todos aqueles que se interessarem pelo projecto e se mostrem curiosos em saber um pouco mais sobre a União Europeia e as potencialidades desta "união" para os jovens.
.
Para o futuro fica agendado um Workshop na próxima mostra de Artesanato de Arões com intuito de interagir mais uma vez com os jovens e dar a conhecer os programas actualmente existentes direccionados para a faixa etária em questão. Numa espécie de colóquio, onde se debateram ideias, pretender-se-à que a adesão dos jovens possibilite a troca de experiências que certamente irão enriquecer a sessão. Também num futuro próximo a população de Arões irá ser entrevistada com o objectivo de fazer um levantamento das emigrações do passado e presente permitindo fazer um retrato o mais fiel possível de realidade das nossas gentes. Apoiando-se noutras associações locais a ADISFAF irá ainda numa parceria com o Teatro de Arões levar a palco uma peça que retratará a emigração.  
.
Eliminar as barreiras que por vezes parecem existir entre os jovens e a União Europeia e demonstrar que não existem fronteiras para os jovens que queiram arriscar no mercado de trabalho na UE é o grande objectivo do projecto nas palavras de Marisa Sousa.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário