terça-feira, 22 de novembro de 2011

CFJA mantêm mesma direcção para os próximos dois anos

Opinião: 
Colaboração: João Laranjeiro (Sócio do CFJA)
Edição: Luís Peixoto

-Apresentado Plano de Actividades e Orçamento
- Previsão de despesas com pessoal de 300.200,00€ não se cumpriu apresentando um défice de 16.150,00€
- Aumento da mensalidade a pagar pelos utentes em 2012
- A.T.L. 54, creche 40 e pré-escolar 75 num total de 169 utentes do CFJA

No passado dia 18 de Novembro realizou-se às nove horas no Salão nobre Centro para a Formação e Juventude de Arões a Assembleia Geral (AG) com a seguinte ordem de trabalhos: 1 – Votação do Plano de Actividades e do Orçamento para o ano de 2012; 2- Eleição dos Corpos Gerentes para o biénio de 2012 / 2013; 3- Discussão e esclarecimento de quaisquer outros assuntos de interesse para a Instituição. Ficando na mesma AG acordado manter-se a mesma estrutura directiva de modo a não permitir que se pensasse que “se abandonava o barco” num momento de tempestade.
.
Os apoios a instituições como o Arões Sport Clube, o Agrupamento de Escuteiros e o Grupo Musical e a abertura a realizações exteriores serão para se manter apesar de salientar-se que nesse aspecto deverão ser “adoptadas medidas restritivas”.
.
Numa época de austeridade o CFJA a direcção da instituição começou por abordar as questões financeiras. O défice descrito no inicio desta publicação poderá ainda agravar-se devido à diminuição d comparticipação da Segurança Social, forte aumento do IVA na electricidade, no gás, produtos alimentares, aumento as despesas fixas da instituição. As dificuldades que se avizinham em mais um ano pleno de dificuldade segundo informação contida, foram contudo o mote para a reeleição de António Joaquim Bastos Marques Mendes como presidente da instituição, levando esta personalidade emblemática de Arões a contrariar-se no que há muito vinha anunciado.
.
Honrar o prestigio já adquirido ao longo de 30 anos de actividade e manter serviços de qualidade que têm vindo a ser timbre do Centro de Formação.
.
Além das actividades consideradas curriculares o CFJA apresenta as seguintes valências: Ginástica e Música para as crianças utentes do Jardim de Infância, actividade que se desenvolve há já cinco anos. Ballet e o Hip-Hop, actividades não só aberta às crianças utentes mas também ao público em geral, natação, num protocolo firmado com a empresa Health and Fitness de Fafe. Massagens para bebés serão uma actividade a desenvolver no decorrer deste ano lectivo para os utentes que se adeqúem a essa faixa etária. Sessões de Movimento, iniciação ao Inglês, colónias de férias serão outras actividades a implementar com empenho e motivação.
.
No que diz respeito ao pessoal não haverá disponibilidade para crescimento das despesas com o pessoal pelo que as remunerações existentes não poderão ser objecto de aumentos. Continuar-se-á a apostar na formação dos profissionais com vista à obtenção do Certificado da Qualidade. Nesse sentido refira-se que já está agendada a Formação no âmbito da higienização e manutenção dos espaços físicos da instituição.
.
Em relação ao património e os gastos nestes foi referido ter havido uma avultada obra de mudança da caixilharia do edifício e uma pintura exterior do mesmo, só será realizada qualquer obra meramente de manutenção que se revele urgente e inadiável.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário