quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As iluminações e foguetes de Natal

Opinião: 
Aspecto da iluminação em 2007
-Peditório nos dias 8 e 10 de Dezembro

Numa altura de cortes em tudo que é ganho e aumentos no que é pago, ainda se discute a possibilidade de colocar iluminação na Igreja Românica de Arões. Acho muito bonito ver o nosso monumento mais relevante e que dá grande imagem a Arões São Romão iluminado mas penso que deveria haver coragem para se decidir que em tempos difíceis medidas difíceis, como a de acabar com a iluminação de Natal. 

Vejamos então, são necessários voluntários para percorrerem a freguesia de modo a arranjar “fundos” para que a iluminação seja instalada, é necessário que a população esteja disponível a dar algo para esta causa, apesar de não ter dados em relação aos peditórios realizados durante os últimos anos na freguesia, não tenho dúvidas em afirmar que as receitas dos mesmos tendem a diminuir (comprovem-me o contrário…). Todo o tipo de peditório que não seja devidamente divulgado será dúbio pois nunca iremos saber se o dinheiro chegou ou sobrou. Se não foi suficiente, quem vai pagar o défice? Se sobrou o que é feito com o mesmo?

Já para não falar na pirotecnia que apesar de já fazer parte da nossa cultura, provocam instantes de poluição sonora a meu ver desnecessários e desagradáveis.

Em suma, é na época Natalícia que fazemos um esforço, não só financeiro ao qual todos nos deveríamos associar, se este ano “alguém” se portou mal, então bem deveríamos repensar as luzes de natal que durante anos iluminaram os nossos edifícios. Queremos uma luz para sermos felizes e encarnarmos o espírito de alegria desta época, na tentativa de afastar todos os problemas que em 2012 iremos enfrentar. 

Boas festas.

Sem comentários:

Enviar um comentário