sábado, 9 de março de 2013

1ª Div. AF Braga: Agrupamento Sta. Cristina, 0 - GD Silvares, 2

Opinião: 
Texto e fotos: Ricardo Castro
.
Agrupamento jogou mais mas não foi eficaz
.
- Golos de Gustavo e Sousa
.
- Preto falhou penalti e Marçal foi enorme na baliza
.


O Silvares levou a melhor sobre o Agrupamento de Santa Cristina no derby fafense, ao vencer por duas bolas a zero no Campo de Jogos de Arões Santa Cristina. Um jogo bem disputado, com muita luta de parte a parte, mas no qual a equipa de Marcelo Fernandes acabou por vender cara a derrota, ao falhar um penalti no início da segunda parte, que daria o empate e a sofrer o segundo golo contra a corrente do jogo, já nos últimos dez minutos. Destaque para a exibição do guarda-redes do Silvares, Marçal, que foi talvez o maior responsável pela vitória da equipa, com uma mão cheia de defesas de alto nível.
.
O Agrupamento entrou ligeiramente melhor, com uma atitude ofensiva e com alguns cantos conquistados nos primeiros minutos, mas sem que dessem em golo. 
.
Aos 10 minutos, livre frontal de Preto que obrigou Marçal a defesa muito apertada. Na recarga, Paulão introduziu a bola no fundo da baliza, mas o golo foi anulado por posição irregular. 
.
O Silvares só conseguiu chegar com perigo à área contrária aos 18 minutos, quando Gomes assistiu Rui, que rematou um pouco por cima.
.
Volvidos dois minutos, novo livre de Preto, à entrada da área, que rematou colocado mas Marçal voltou a estar em bom plano ao evitar o golo. 
.
Aos 28 minutos, André surgiu solto na área mas a tentativa de chapéu não passou disso mesmo, porque Marçal esticou-se todo e apanhou a bola no ar, impedindo mais uma vez o golo do Agrupamento. 
.
Aos 33 minutos, Gustavo desviou ao segundo poste um canto de Salgado e na recarga, Braima também tocou de cabeça mas a bola saiu ao lado. Ficava o aviso para o golo, que surgiu aos 37 minutos. Livre descaído para a esquerda de Teles e Gustavo a surgir em boa posição na área, cabeceando o esférico para o primeiro golo da partida. Zé Luís esticou-se ao máximo, mas a bola entrou colocada junto ao segundo poste. Ao intervalo, o Silvares vencia pela margem mínima.
.
Na segunda parte, o Agrupamento entrou disposto a mudar o rumo dos acontecimentos e à semelhança do início da primeira parte, entrou melhor do que o Silvares, mas as tentativas de golo encontravam sempre um ‘stop’ chamado Marçal.
.
Aos 48 minutos o Agrupamento dispôs de uma grande penalidade, por mão de João Pedro dentro da área. Preto encarregou-se da marcação do castigo máximo, mas enviou a bola à trave.
.
Na resposta, o Silvares esteve perto do golo, num livre de Pinto para a área, Zé Luís complicou e Daniel tirou em cima da linha, evitando assim o 0-2.
.
Apesar do penalti falhado, o Agrupamento não desistia e aos 56 minutos, bom trabalho de Formiga pela esquerda, cruzamento para a área com André a cabecear, mas Marçal voou para mais uma defesa estonteante. Grande exibição do guardião fafense, que mantinha o Silvares em vantagem.
.
O Silvares não criava grande perigo junto da baliza de Zé Luís mas conseguiu colocar um ritmo mais pausado na partida, cortando as sucessivas tentativas de ataque do Agrupamento.
.
Aos 75 minutos, jogada de insistência na área do Silvares com Flávio a cabecear mas Marçal a voar para mais uma excelente intervenção, num lance idêntico ao de André.
.
Um pouco contra a corrente do jogo, o Silvares deu a estocada final no desafio, num contra-ataque rápido de dois dos suplentes utilizados, com Miguel a assistir Sousa que surgiu na área a encostar para o 0-2. 
.
Os pupilos de Marcelo Fernandes ainda tentaram o golo, nomeadamente por investidas de Formiga e Flávio pelas alas, mas o Silvares defendeu-se bem e acabou por somar os três pontos, muito graças à eficácia demonstrada e pela grande exibição de Marçal na baliza, jogador que foi talvez o melhor em campo.
.

Jogo realizado no Campo de Jogos de Arões Santa Cristina.
.
Árbitro: José Caldeira, auxiliado por Leonel Ferreira e Pedro Costa.
.
AGRUPAMENTO STA CRISTINA: Zé Luís, Ricardo (cap.) (Stiven, 84’), Batata, Daniel, Ricardo Freitas, Deco (Eurico, 54’), Formiga, Paulão, André, Preto e Petit (Flávio, 72’). Treinador: Marcelo Fernandes.
.
GD SILVARES: Marçal, João Pedro, Gomes (cap), Rui, Teles (Sousa, 74’), Gustavo, Pinto, Salgado, Braima, Hugo (Luciano, 85’) e Coelho (Miguel, 61’). Treinador: Vítor Pacheco.
.
Disciplina – cartões amarelos: Gomes, 19’, Gustavo, 25’, João Pedro, 48’, Salgado, 53’ e Ricardo, 81’.
.
Marcador: Gustavo, 37’ e Sousa, 82’.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário