sábado, 18 de maio de 2013

Taça AF Braga: Arões SC, 3 - Brito SC, 1

Opinião: 

Texto: Ricardo Castro | Fotos: Rui Silva
.
Arões faz história e está na final da Taça 
.
- Ismael abriu e Ângelo fechou com bis
.
Pela primeira vez na sua história, o Arões Sport Clube apurou-se para a final da Taça da Associação de Futebol de Braga, após receber e vencer a formação do Brito Sport Clube por 3-1, na 2.ª mão das meias-finais da prova, quando já tinha ganho o primeiro jogo (0-2), no reduto dos vimaranenses. Ismael inaugurou o marcador na primeira parte, mas João empatou ainda antes do intervalo. Mas o extremo Ângelo seria a figura do jogo, ao sentenciar a eliminatória com um bis na parte final do desafio.
.
Em desvantagem na eliminatória, o Brito entrou com vontade de marcar cedo, mas a defensiva aronense mostrou-se sempre coesa nos momentos decisivos. Os primeiros vinte minutos foram também marcados por um jogo algo incaracterístico, com muita disputa de bola pelo ar e sem grandes jogadas definidas.
.
À meia hora de jogo, o Arões dispôs da melhor ocasião até então. André colocou a bola à entrada da área e Ismael assistiu Raimundo de cabeça, mas o avançado rematou bem ao lado, quando só tinha Miguel pela frente.
.
Mas aos 39 minutos, a equipa de Miguel Paredes chegaria mesmo ao golo. Após bola introduzida na área do Brito, Ismael aproveitou um mau alívio de um adversário e, perante Miguel, só teve de encostar para o 1-0. O golo inaugural gerou alguma confusão, com o árbitro assistente a assinalar fora-de-jogo, mas o árbitro Santos Silva esteve bem e validou o golo.
.
Contudo, a vantagem aronense duraria poucos minutos. A dois minutos do intervalo, João aproveitou de forma astuta um lance de insistência na área e rematou para o golo do empate.
.
Na segunda parte, o Brito conseguiu soltar-se mais, mas não conseguia criar perigo. Destaque para um soberana ocasião aos 68 minutos, Miguel Mota a rematar ao lado, só com Paulo Jorge para bater. O Arões mantinha bem controladas as operações e lá ia tentando o 2-1, como aconteceu aos 72 minutos, mas Ismael não correspondeu da melhor forma a uma boa jogada de Ângelo.
.
A dez minutos do fim, Ricardo Cruz foi expulso e deixou o Brito a jogar com menos um. O avançado esteve pouco mais de vinte minutos em campo.
.
Brinca entrou aos 84 minutos e segundos depois esteve perto do segundo, mas o remate passou um pouco por cima. O Brito ia tentando tudo por tudo para alimentar esperanças de passar à final, mas acabou por sofrer um duro golpe nos últimos minutos. Após uma boa jogada de Raimundo, Brinca tirou um adversário do caminho e entregou o esférico a Ângelo, que teve calma e fez o 2-1, num remate de pé esquerdo, já com Miguel fora do alcance de defesa.
.
A presença na final estava consumada, mas Ângelo não ficou satisfeito com um golo e bisou aos 93 minutos, aproveitando a saída de Miguel para rematar junto à esquina da grande área.
.
O Arões faz assim história e estará presente na final da Taça AF Braga, a realizar no dia 9 de Junho, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
.
Árbitro: Santos Silva, auxiliado por Francisco Gonçalves e Joaquim Gaio.
.
ARÕES SC: Paulo Jorge, João, Fernando Beijinhos (cap.), Ricardo Costa, Vítor Beijinhos, Óscar, Fernandes (Gijo, 72’), Bruno Cunha, Ismael (Brinca, 84’), André (Ângelo, 62’) e Raimundo. Treinador: Miguel Paredes.
.
BRITO SC: Miguel, Pereira, Vasco, Sérgio, Paulinho (Ricardo Cruz, 58’), Meira (Abílio, 67’), Diogo Sá (Barbosa, 74’), Miguel Mota, Faria, João e Roger. Treinador: Jorge Baptista.
.
Disciplina – cartões amarelos a: Óscar, 8’, André, 26’, Ismael, 61’, Fernandes, 62’, Raimundo, 72’, Faria, 75’ e Brinca, 86’. Cartão vermelho a: Ricardo Cruz (directo), 81’.
.
Marcador: Ismael, 39’, João, 43’ e Ângelo, 89’ e 90+3’.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário