sábado, 16 de agosto de 2014

A homenagem a uma figura do clube e de Arões

Opinião: 
Texto: Ricardo Castro
.
Sétima edição do Torneio Domingos Castro arranca esta tarde 
.
Começa esta tarde a sétima edição do Torneio Domingos Castro, quadrangular de pré-época organizado pelo Arões Sport Clube. Outrora com o nome do emblema local, foi a própria coletividade a mudar a designação do torneio, em homenagem a Domingos Castro, personalidade marcante do clube e das pessoas da Vila de Arões São Romão.
.
Antigo jogador e diretor do Arões SC, Domingos Castro também esteve ligado à política local. Mas notabilizou-se, sem qualquer dúvida, pela solidariedade prestada ao longo da sua vida para com os mais pobres, deixando um legado importante à sua família e às pessoas mais próximas. 
.
Combatente na Guerra do Ultramar, que durou de 1961 a 1974 nas antigas colónias portuguesas em África, Domingos Castro partiu em 2008. Desde então merece, dentro e fora das quatro linhas e por parte do clube da sua terra, a bonita homenagem de dar nome ao torneio que antecede, a cada ano, a época desportiva oficial.
.
Em seis edições do torneio, o Arões SC domina o palmarés, com três edições conquistadas e quatro finais disputadas. Os aronenses só não discutiram o primeiro lugar em 2009 e em 2013, anos que culminaram com os triunfos do União Torcatense e do Barrosas, respetivamente. Em 2012, foram os fafenses do Antime a vencer o torneio, batendo o Arões na final. 
.
Depois da última edição ter estreado equipas não filiadas na AF Braga (o São Martinho e o Barrosas da AF Porto), em 2014 são duas equipas vimaranenses (Brito e Torcatense) e duas fafenses (Arões e Juniores da AD Fafe) a discutir a 7.ª edição do quadrangular. O pontapé de saída está marcado para as 15h30, no Parque Desportivo de Arões.
.
Palmarés | Torneio Domingos Castro
.
2008: Arões Sport Clube
2009: União Torcatense
2010: Arões Sport Clube
2011: Arões Sport Clube
2012: OFC Antime

2013: CRPP Barrosas (AF Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário